GABINETE DE INFORMAÇÃO E APOIO AO ALUNO

                          Projecto “Ser saudável é fixe”


APRESENTAÇÃO

A educação sexual, que às vezes é chamada de educação de relacionamentos, é o processo de aquisição de informações e formação de atitudes e crenças sobre sexo, identidade sexual, relações e intimidade. Esta assenta também sobre o desenvolvimento de competências dos jovens para que estes possam fazer escolhas informadas sobre o seu comportamento, e se sentirem confiantes e competentes, ao agir sobre estas escolhas (Nações Unidas, 2010).
É amplamente aceite, que os jovens têm direito à educação sexual, sendo a mesma um meio pelo qual eles são ajudados a protegerem-se contra os maus-tratos, a exploração, a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis. A educação sexual ajuda os jovens a satisfazer o seu direito à informação sobre assuntos que lhes dizem respeito, a ter as suas necessidades atendidas e a desfrutar da sua sexualidade e das relações que criam (Nações Unidas, 2010).
Assim, e na sequência da formação das Unidades de Saúde Pública e da UCCA-GREI e no âmbito da Saúde Escolar, propomo-nos a implementar um projecto, designado por “Ser saudável é fixe”, que procurará dar consecução ao artigo 10.º, da Lei n.º 60/2009 e, ainda a todas as necessidades de saúde destes alunos com o devido encaminhamento para a equipa multidisciplinar do Centro de Saúde de Águeda. 
Este projecto foi concebido pela Unidade de Saúde Pública e será desenvolvido e implementado em parceria com a UCCA-GREI e em articulação com o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, numa fase inicial e como projecto-piloto.

O QUE É?

É um espaço onde qualquer aluno da escola pode recorrer sempre que precise de esclarecer qualquer dúvida relacionada com a saúde física, psicológica e social.

PARA QUE SERVE?

§  Garantir um clima de escola estimulante e que proporcione auto-estima;           
§  Criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo;
§  Dar resposta às principais dúvidas dos jovens na área da sexualidade, consumo de substâncias e outros problemas relacionados com a adolescência;
§  Orientar os jovens para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;
§  Contribuir para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas;
§  Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade e respeito mútuo, contribuindo para a realização integral do jovem.

COMO FUNCIONA?

1-   O aluno marca a consulta, no horário destinado ao atendimento, com a Prof. Cristina Abrantes (lotação máxima de 3 alunos);
2 – Realização da consulta de Enfermagem (duração média de 30min.) na data e horário determinado;
3 – Realização de consultas de acompanhamento a efectuar no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) de acordo com as necessidades de saúde da criança/jovem e em continuidade/articulação com a Equipa de Saúde do Centro de Saúde;
4 – Disponibilização do atendimento no GIAA aos pais/encarregados de educação para possíveis esclarecimentos técnicos.

NOTA: Não se efectua a distribuição de contraceptivos no GIAA, devendo ser da responsabilidade da Equipa de Saúde do Centro de Saúde.

HORÁRIO: 4.ª Feira – das 15h:30 às 17h:00

QUEM FARÁ O ATENDIMENTO DOS ALUNOS?

Enfermeiras: Cláudia Simões, Margarida Sucena e Rosa Seabra.